ASSUNTO: Fichamento do texto 2 da Disciplina Oficinas Tecnológicas. Curso de Gestão Escolar. Brasília: UnB/Ministério da Educação. 2013.
VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia. São Paulo: PUC-SP. 2004.
Resumo
O autor afirma que o professor precisa dominar a tecnologia para conquistar benefícios pedagógicos com seu uso, e que a equipe de direção e coordenação da escola necessita diferenciar, para sucesso de projetos organizacionais escolares informatizados, conceitos sobre dados, informações e conhecimentos. Dessa forma, define dado como registro de fato objetivo; informação como significação do dado, dependente de interpretação humana e que auxilia na tomada de decisão sobre conduta pedagógica; e conhecimento como fato gerado por seres humanos, através de ações sobre informações ou por estudo da rotina escolar. Por fim, coloca a importância da existência de uma cultura organizacional de colaboração na escola e de implementação de um sistema de tecnologia de informação em consonância com os objetivos da instituição.
2) Citações principais do texto:
“O grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola.”
“A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição.”
“Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.”
“Para que dados transformem-se em informações, é preciso que se acrescente significado.”
“Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações derivam de dados. A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana.”
“Além do problema da cultura organizacional existente e dos objetivos sobre a gestão das tecnologias de informação (TI) de uma escola, é importante que se tenha uma visão mais estruturada sobre os ingredientes-chave para implementação eficaz de sistemas nas escolas. A tabela abaixo mostra alguns dos principais pontos, divididos em três fases: 1) criação do contexto para a TI; 2) desenho de sistemas de TI; 3) instalação do sistema de TI que via ser usado.”
“Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição.”
3) Comentários:
O autor colabora para reduzir as dúvidas e inexperiência dos gestores escolares em implantar uma TI na escola. Isso se dá pelo fato de oferecer no texto, de forma objetiva e clara, uma metodologia para se instalar de forma eficaz um sistema de Tecnologia de Informação, contextualizando a criação, construção, instalação e uso da TI nos objetivos escolares e no domínio do sistema pelo usuário. Orienta ainda, ao final do texto, sobre quais perguntas o gestor se deve fazer para um processo de implantação de um sistema de informação. Além disso, esclarece conceitos sobre dados, informações e conhecimentos, e o que se pode fazer com cada um para maior possibilidade de sucesso em projetos para TI. As idéias sobre conhecimento, defendidas pelo autor, nos remete a Freire (1966), quando este afirma que “saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou a sua construção”.
Considero que o mais difícil de ser conquistado numa escola é o que o autor nomina de cultura organizacional de colaboração e troca de experiência entre professores para disseminação da informação. Na atual conjuntura mundial, onde a mídia e os impérios econômicos capitalistas louvam e estimulam o individualismo e a competitividade, uma postura coletiva, com definição clara de objetivos a serem alcançados, precisa de muito trabalho acumulado neste sentido, entre os membros de uma comunidade.
Creio que teria sido muito útil também se o autor inserisse nesse texto introdutório, esclarecimentos sobre “a formulação cognitivista, que tanto influenciou as atuais concepções educacionais, admitindo semelhança entre desempenho da inteligência humana e funcionamento lógico de um computador” (FROES, 1996).
Referência bibliográfica
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
FROES, Jorge, R. M. Educação e informática: a relação homem/máquina e a questão da cognição. 1996. Disponível em: <http://edu3051.pbworks.com/f/foes+cognicao_aula2.PDF> . Aceso em: 25 jun 2013.
4) Questionamentos:
Diante da realidade da maioria das escolas públicas brasileiras, com baixa remuneração do professorado, falta de recursos humanos, orçamentários e financeiros, será possível motivar educadores e gestores escolares para uma mudança de mentalidade sobre a aprendizagem, sobre uma gestão compartilhada, sobre o papel facilitador da implantação da TI? Observo, no dia-a-dia de minha prática escolar, que a maioria dos professores não acredita na produção de conhecimento e numa aprendizagem fora da exposição oral e da lousa, numa sala de aula. Influencia para isso, o fato de estarmos muito distante de um contexto onde haja pelo menos um computador e internet em cada sala de aula.
Leila Guimarães de Abreu
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